Fonte Original ou paralela. Qual a diferença?

Embora a fonte para notebook não desperte muito o interesse dos usuários na hora de utilizar o aparelho, saiba que esse componente é vital para o seu bom funcionamento e desempenho. Por isso, na hora de adquirir um novo equipamento é preciso prestar atenção em alguns detalhes antes de realizar a compra. Nesse momento, é normal o aparecimento de algumas dúvidas referentes à compatibilidade, tipo de fonte, entre outras. No mercado, há diferentes opções do aparelho, o que acaba confundindo ainda mais alguns usuários. Nesse artigo, a Baroni Telas vai falar sobre algumas opções de fonte e suas vantagens.

Compatibilidade da fonte do notebook

Antes de escolher o tipo de fonte, é necessário prestar atenção para alguns critérios de compatibilidade dos produtos, como a voltagem. Nos notebooks, a tensão (voltagem) de entrada pode variar de acordo com cada marca. Alguns com entradas variando de 12V até 22V. Essa é a questão mais importante a ser observada na hora da compra de uma fonte para notebook, caso você precise substituí-la por qualquer razão que seja.
Na hora da compra, após observar a voltagem do aparelho, você pode optar por três tipos de fonte: original, paralela e universal.

Fonte Universal

Compatibilidade

Essa fonte tem como vantagem o fato de ser encontrada facilmente no comércio de eletrônicos por um preço inferior as demais, além de ser compatível com a maioria dos notebooks, pois oferece diversa opções de tensão (voltagem) na saída. No entanto, em alguns casos não é oferecida a tensão (voltagem) exata que o seu aparelho precisa. A regulagem mais comum nessas fontes universais é feita através do pino, por exemplo:



Conforme a imagem acima, podemos observar que em cada pino tem gravado o valor da tensão (voltagem), ou seja, é o pino quem informa para a fonte, quantos volts ela deve fornecer ao aparelho, logo, se o seu notebook trabalha com 18,5V e o pino compatível de uma determinada fonte universal fornecer 20V, você se depara com um problema sério.

De início, o seu equipamento pode funcionar, mas a médio ou longo prazo você terá algum problema ou com a sua fonte, ou ainda pior, provavelmente com o seu notebook, que poderá apresentar um desempenho anômalo ou até mesmo ter a sua fonte interna danificada, pois o equipamento que deveria trabalhar em 18,5V está sendo alimentado por 20V.

Porém, se o seu produto for compatível com a fonte, ou seja, tiver a tensão correta de acordo com pino correto, este equipamento pode ser usado sem problema nenhum, desde que observados os demais critérios de compatibilidade.

Fonte original e paralela



Outra opção de compra são as fontes originais, elas devem atender às especificações do fabricante em todos os quesitos de fabricação e segurança. Existem ainda no mercado, além das fontes originais, as fontes universais, como vimos acima, e também as fontes compatíveis, também conhecidas como fontes paralelas.

A fonte compatível ou fonte paralela é uma fonte baseada no modelo original de um determinado produto oferecendo, na maioria vezes, exatamente as mesmas especificações técnicas de uma fonte original, tanto de tensão, corrente como principalmente o pino, por um preço mais acessível.

Algumas dessas fontes são tão boas quanto as fontes originais, e tem um preço muito parecido com os das fontes universais, porém oferecem exatamente as mesmas especificações indicadas pelo fabricante do seu notebook.


E aí, conseguiu decidir qual fonte é a ideal para a sua necessidade? Se ainda houver uma dúvida, conta para a gente aqui nos comentários!


A Baroni Telas é uma empresa especializada em notebooks. Conheça nossa grande variedade de produtos! 😉


Comentários

Postagens mais visitadas